Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC 100hs
UNIDADE 2: Internet, hipertexto e hipermídia
Cursista: claudineia Dias do Nascimento Moreira
Não conhecia os termos hipertexto e hipermídia e nem tinha noção que podem ser considerados sinônimos de internet. A internet é maior fonte de informações e mantém parte da população atualizada com os acontecimentos e descobertas que acontece no dia a dia.
Ao navegar sobre hipertexto acabei por descobrir a ferramenta que utilizo quase diariamente. Sempre pensei na internet como uma grande fonte de conhecimento diversa, onde posso encontrar textos científicos, jornalísticos, informativos, sensacionalistas, imagens e vídeos de todas as origens. Navegar pela internet com o uso do hipertexto faz com que naufraguemos em novas e inúmeras possibilidades de aprendizagem e pela busca de novos conhecimentos. Isto se dá por conta da facilidade de navegação quando se busca determinada informação.
É um meio fácil e rápido de se navegar tornando o computador cada vez mais interativo, com infinitos meios de aprendizagem. Ele permite ao leitor interpretar a produção textual de uma maneira extraordinária, útil e expressiva e, ao mesmo tempo, adverte que não existe um único critério para organizar a informação, facilita a aprendizagem significativa, o que sucede por um processo de contraste, revisão, construção, esquemas de conhecimentos sobre os conteúdos.
Ele também oferece novas possibilidades de matéria de educação, os professores têm que apoderar-se disto atuar e desenvolver um papel ativo através de ensinos mediados pela atual cultura das novas tecnologias, informação e comunicação. Dentre elas, os meios de hipertexto, deverão desenvolver novas destrezas e habilidades relacionadas com a leitura e interpretação.
Por fim, hipertexto é uma leitura quase inesgotável de fontes de pesquisa e riquezas permite que o usuário compartilhe com facilidade e produzam um hiperdocumento que utilizam múltiplos recursos de mídia num único documento com uma apresentação textual diferente dos hipertextos dos documentos em papel a que estamos habituados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário