quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

AS TICs UNIDADE I atividade 1.5

Conquista D’Oeste, 2010
Tutor: Odair José Vargas
Cursistas:  Claudinéia Dias Nascimento Moreira

Fichamento:

          Foi sugerida na atividade a análise de uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares. A atividade escolhida foi: Animando Formas e Sólidos Geométricos, desenvolvida na pratica pedagógica da professora  BEATRIZ ANSARAH RIZEK, no ensino fundamental inicial, utilizando as disciplinas de língua portuguesa e matemática. O trabalho objetivava levar o aluno a  ler e interpretar distintas representações geométricas, observando as figuras geométricas planas, tridimensionais - Nomenclatura das figuras e sólidos geométricos - Noções de tamanho, medidas, simetria, semelhanças, diferenças e quantidade. - Análise e síntese (fazer e desfazer) - Pensamento abstrato (elaboração de hipóteses para compor figuras) - Sequência lógica – apresentação e compreensão das características e relações das formas conhecidas, por meio da comunicação verbal ou escritas com produção de textos. A professora iniciou seu trabalho buscando os conceitos que os alunos trazem do mundo vivenciado, levando-o a observar e relatar as observações a sua volta construindo e reconstruindo conceitos a partir do conhecimento prévio do educando. Depois a professora leu com os alunos o conto "O Dicionário de Formas", de Ângela Lago, que se encontra disponível no site da revista Nova Escola. Em seguida a professora discutiu com os alunos quais são as formas que o texto destacava e quais eram as que eles já conheciam, no segundo momento, apresentou o vídeo "Diálogos Geométricos" produzido pela SEED, disponível no You tube,  e debateu com o grupo em que outros espaços da escola é possível identificar as formas e sólidos geométricos. Logo após, dividiu os alunos em grupos e pediu que cada grupo ilustrasse uma parte da história utilizando blocos lógicos, massinhas e outros materiais e apresentassem para a classe. Discutiu com os alunos as formas utilizadas para representar a história de modo que percebam ordens de altura, largura, comprimento, espessura e a diferença entre formas geométricas. No laboratório de informática a educadora explorou vídeos com animações e obras de artes disponíveis na Internet que mostram figuras geométricas planas e tridimensionais, como os sugeridos aqui: Arte Geométrica: Um quadrado nem tão quadrado assim e a Arte e Geometria. Depois ela propôs aos alunos que elaborassem um roteiro criativo para produção de animações inventivas utilizando objetos geométricos tridimensionais. Para realização desta atividade, a primeira etapa foi à construção de objetos diversos que poderiam ser utilizados na animação, para isso, ela dividiu os grupos e determinou quais objetos cada um construiria. Orientou os alunos com dicas sobre como produzir pesquisar na Internet e lido as características do objeto escolhido, analisou se havia algum material que poderia ser adaptado e outros recursos que poderiam ser utilizados. Neste link havia algumas ideias sobre como discutir e orientar a produção dos sólidos geométricos com os alunos: Após realizar as produções, discutiu com os alunos quais as características de cada produção: qual o tamanho, como medir, quantos lados, qual é a forma, o nome do objeto, como pode ser classificado, onde podemos encontrar formas semelhantes, como foi construído, em grupos elaboraram um roteiro criativo para produção da animação, utilizando os objetos criados. Em seguida, produziram a animação utilizando um programa específico como Windows Movie Maker (disponível no Windows XP) ou Scratch. A professora assumiu a postura de facilitadora e orientadora, planejando antecipadamente a aula antes de levar seus alunos a esse ambiente, verificando no grupo se alguém conhecia e sabia como utilizar estes programas, discutindo de que forma poderiam utilizá-los. Para aqueles que ainda não conhecia, pesquisou na Web tutoriais com orientações, e em cada grupo uma pessoa ficou encarregada de, estudar e orientar os outros participantes. Após baixar Scratch, ela explicou como utilizá-lo, em seguida publicou os vídeos produzidos no You tube, em um blog em outras ferramentas que permitissem o envio de comentários, depois divulgou o site em que os vídeos estavam  publicados e incentivou que as pessoas comentassem.as atividades realizadas para melhor perceber se os alunos identificaram as aprendizagens.  A atividade foi muito interessante, pois levou os alunos a refletirem sobre o mundo que o cerca e utilizou recursos tecnológicos. A metodologia utilizada foi muito interessante assim como os programas educacionais. Essa foi uma boa sugestão de aula para ser aplicada com meus alunos. Essas experiências são de grande import             Finalizando a atividade no laboratório cada  aluno escolheu uma produção de outro grupo, comentando a experiência, o que foi possível aprender e suas impressões a respeito da produção a ser comentada. Avaliação foi feita durante todo o processo e na interação com os alunos a professora observou se os objetivos foram sido atingidos: se os alunos compreenderam os conceitos abordados, se estavam envolvido com as atividades, se demonstram conhecimentos a respeito do tema ao realizar as construções propostas. Após a publicação no blog, a professora  avaliou por meio das discussões realizadas, o quanto os alunos conseguiram avançar a respeito do tema. A professora sugere também uma roda de conversa para avaliação eco-avaliação ância para a aprendizagem escolar, pois despertam o interesse de muitos alunos que estão desestimulados em sala de aula.

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