Cursista: Claudinéia Dias do Nascimento Moreira
Formador: Curso: TICs na Educação
Atividade: 2.7: Registro Digital da experiência
TÍTULO: Folclore, lendas e mitos (2ºAno)
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Propiciar aos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental, momento de aprendizagem, leitura e escrita.
ETAPAS:
Conversa informal sobre o tema abordado
Sensibilização ( sondagem dos alunos que possuem conhecimentos sobre informática);
Sondagem sobre o interesse em aprender, Levar os alunos interessados para o laboratório de informática;
Informação sobre os passos digitar no editor de texto
Pesquisa sobre as lendas e mitos circunda a nossa volta;
Digitação do texto:
Assistir o filme “A Noiva Cadáver”
Assistir no data show as lendas do site Espaço Educar: Folclore com a Turma da Mônica: Lenda do Saci .
RECURSOS: Computador, Internet, Maquina digital, Filmadora, CD, DVD.TV
PRÉ-REQUISITOS: Noções básicas de informática
AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua ao longo do desenvolvimento das atividades, através da observação verificando a socialização dos alunos no desempenho das atividades, o avanço no processo do ensino e aprendizagem, assim como também nos aspectos ligados ao desenvolvimento cognitivo e afetivo promovendo o despertar da autonomia do aluno, sua linguagem, sua escrita e criatividade.
Conclusão
De modo geral, os alunos conseguiram compreender a proposta da atividade apresentada e se mostraram determinados a colocá-la em prática. Percebemos que alguns alunos na turma ainda não dominam o uso do computador e, assim sendo não tinham noção de como manusear o computador. Os alunos demonstraram dificuldades, porém ao explicar o procedimento, logo assimilaram o processo e a atividade está fluiu sem grandes problemas, no momento de acentuar as palavras, dar espaço, sempre recorriam a alguém. Ao terminarem de digitarem a atividade, os alunos se surpreenderam com a capacidade deles, para eles aquilo era novidade.Os alunos com maior domínio sobre a máquina ficam mais eufóricos para concluir a atividade e os demais participam oferecendo sugestões. Percebemos que ao se envolver com uma aula como essa, o aluno torna-se mais responsável, sujeito ativo na construção do seu próprio conhecimento. Pois a informática e os recursos tecnológicos exercem um fascínio sobre as pessoas e, de modo especial, atraem as crianças que se sentem encantadas ao interagir com a enorme gama de possibilidades desse universo educativo, cujas ferramentas propiciam e favorecem a aprendizagem de forma prazerosa e significativa.
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
AS TICs UNIDADE I I Internet, hipertexto e hipermídia,ATIVIDADE: 2.6
ATIDADE: 2.6
Cursistas: Claudinéia Dias do Nascimento Moreira
Ilza Aparecida Binda
Analisamos a atividade que foi realizada com a turma da professora Clenismar do (4º ano – Ensino Fundamental) do período vespertino na Escola Municipal Linda Wagner Guse.
A professora iniciou a atividade falando do que os alunos já conheciam a respeito de digitação, esclarecendo para os alunos o tema que seria estudado, deixando bem claro o que esperava deles em relação ao ditado. Essa atividade foi muito prazerosa e houve grande entusiasmo e empenho por parte dos alunos durante a realização das diferentes etapas, os alunos mostraram bastante interesse na execução do conteúdo.
Percebemos que houve auxílio no uso do computador pelos colegas. Poucos, mas alguns alunos por possuírem computadores em casa ou freqüentarem um Curso, ajudaram os colegas repassando seu conhecimento.
As duplas foram montadas livremente e com isso houve um bom entrosamento entre os alunos. Os que possuíam menos conhecimento solicitavam ajuda da professora regente ou da dupla vizinha, e até mesmo das professoras que estava observando com isso houve um ganho ainda maior.
Tanto o tema escolhido como o uso do laboratório envolveu os alunos. Apesar de não ter acessado a Internet que os fascinaria bastante poder navegar por várias páginas, ler, escolher a que mais vinha de acordo com seus interesses, só a digitação de um texto ditado foi bem interessante. Por ser uma aula diferente a aprendizagem pode ser contextualizada de forma clara e objetiva acerca do tema proposto:
Segundo, (palavras dos próprios alunos) nossa que legal! Isso é incrível "é muito e interessante".“Que dia a professora vai nos trazer para pesquisar na internet”? “Quero vir aqui todos os dias”
AS TICs UNIDADE I I Internet, hipertexto e hipermídia,ATIVIDADE: 2.5
PLANEJAMENTO:
Data: 27 de Agosto
Ensino Fundamental Inicial. 2º Ano
Cursista: Claudinéia Dias do Nascimento Moreira
Atividade 2.5 - Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Folclore, lendas E mitos
Será feito um trabalho sobre o folclore brasileiro, para que os alunos conheçam a importância e o valor cultural e possam identificar e relacionar figuras lendárias,
O trabalho será feito em duplas com os alunos do 2º ano B.
Os alunos irão navegar pela Internet para pesquisarem sobre o assunto para esclarecerem as dúvidas.
Será usado, um Data Show para os alunos acompanharem as lendas e opinarem sobre qual lenda será trabalhada
Em seguida irão digitar uma música do folclore no computador.
Objetivos:
-Utilizar o computador e a Internet como fonte de pesquisa e aprendizado;
-Buscar informação de forma variada (textos, internet ,livros,DVD,Família).
Pré-requisitos:
-É necessário que os alunos conheçam alguns personagens do folclore brasileiro.
-Conhecer e saber utilizar recursos básicos do Word.
-Saber ler bem e interpretar textos corretamente para poder ajudar na seleção do material que será utilizado.
Recurso:
-Computadores com acesso a Internet
-Um Data Show.
- TV
-DVD
-Material impresso
Avaliação
A avaliação será contínua ao longo do desenvolvimento das atividades, através da observação verificando a socialização dos alunos no desempenho das atividades, o avanço no processo do ensino e aprendizagem, assim como também nos aspectos ligados ao desenvolvimento cognitivo e afetivo promovendo o despertar da autonomia do aluno, sua linguagem, sua escrita e criatividade.
AS TICs UNIDADE I I Internet, hipertexto e hipermídia,ATIVIDADE: 2.3 – Conhecendo o trabalho dos colegas
A Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC 100hs
UNIDADE II: ATIVIDADE: 2.3 – Conhecendo o trabalho dos colegas
Cursista: claudineia Dias do Nascimento Moreira
Na explanação dos meus colegas de curso, observo uma unidade de pensamentos acerca dos benefícios do uso dos hipertextos, pois os mesmos destacam que o uso desta ferramenta é um meio fácil e rápido de se navegar tornando o computador cada vez mais interativo. Intermináveis meios de aprendizagem e gosto pela busca de novos conhecimentos.
Diante deste pensamento ressalto que nas escolas o Hipertexto é de grande importância no desenvolvimento da aprendizagem tanto para os professores como para os alunos. É uma forma dos alunos complementarem os conteúdos vistos em sala associados ao currículo escolar. Mas devemos tomar cuidado! Este recurso precisa ser bem orientado, pois em algumas escolas o uso da internet é desviado para outros fins ou fica restrito à alguns. Quando usamos os links um leque de informações se abrem, mas é necessário saber utilizá-lo.
AS TICs UNIDADE I I Internet, hipertexto e hipermídia,Navegar em hipertexto
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC 100hs
UNIDADE 2: Internet, hipertexto e hipermídia
Cursista: claudineia Dias do Nascimento Moreira
Não conhecia os termos hipertexto e hipermídia e nem tinha noção que podem ser considerados sinônimos de internet. A internet é maior fonte de informações e mantém parte da população atualizada com os acontecimentos e descobertas que acontece no dia a dia.
Ao navegar sobre hipertexto acabei por descobrir a ferramenta que utilizo quase diariamente. Sempre pensei na internet como uma grande fonte de conhecimento diversa, onde posso encontrar textos científicos, jornalísticos, informativos, sensacionalistas, imagens e vídeos de todas as origens. Navegar pela internet com o uso do hipertexto faz com que naufraguemos em novas e inúmeras possibilidades de aprendizagem e pela busca de novos conhecimentos. Isto se dá por conta da facilidade de navegação quando se busca determinada informação.
É um meio fácil e rápido de se navegar tornando o computador cada vez mais interativo, com infinitos meios de aprendizagem. Ele permite ao leitor interpretar a produção textual de uma maneira extraordinária, útil e expressiva e, ao mesmo tempo, adverte que não existe um único critério para organizar a informação, facilita a aprendizagem significativa, o que sucede por um processo de contraste, revisão, construção, esquemas de conhecimentos sobre os conteúdos.
Ele também oferece novas possibilidades de matéria de educação, os professores têm que apoderar-se disto atuar e desenvolver um papel ativo através de ensinos mediados pela atual cultura das novas tecnologias, informação e comunicação. Dentre elas, os meios de hipertexto, deverão desenvolver novas destrezas e habilidades relacionadas com a leitura e interpretação.
Por fim, hipertexto é uma leitura quase inesgotável de fontes de pesquisa e riquezas permite que o usuário compartilhe com facilidade e produzam um hiperdocumento que utilizam múltiplos recursos de mídia num único documento com uma apresentação textual diferente dos hipertextos dos documentos em papel a que estamos habituados.
AS TICs UNIDADE I I Internet, hipertexto e hipermídia,O que é hipertexto?
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC 100hs
UNIDADE 2: Internet, hipertexto e hipermídia
Cursista: claudineia Dias do Nascimento Moreira
Atividade: O que é hipertexto?
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formatodigital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmentelinks. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. . http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#cite_note-2%20
Hipertexto é um conjunto de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons. Que vêm em forma de links clicáveis, os quais são atalhos, caminhos ou ligações ao texto, formando assim, um Hipertexto. Os links agregam interatividade ao conteúdo. Assim é possível rapidamente localizar temas relacionados aos assuntos abordados, facilitando e ampliando os espaços de aprendizagem. Com o auxílio dos hipertextos os professores terão estratégias que estimulem a aprendizagem e autonomia dos alunos no processo de aprendizagem. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web (WWW), no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. World Wide Web
Enfim o hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua leitura. Ao navegar pela internet encontramos endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diferentes janelas possibilita a livre escolha, por onde começar e em que ordem seguir, tornando o sujeito mais autônomo na busca de seu próprio conhecimento.
AS TICs UNIDADE I atv.1.7
Conquista D’Oeste, 2010
Tutor: Odair José Vargas
Cursistas: Claudinéia Dias Nascimento Moreira
INSTITUIÇÃO – Prof.ª Nair Palácio de Souza
Projeto desenvolvido na STE. 7ºANO C, B e A
Profº Responsável Pela STE Fernando Milhorança
Profª Regente: Celia Regina Smaniotto-Matemática
Profª Regente: Celia Regina Smaniotto-Matemática
Publico alvo, alunos do 7º ano, Previsão 9 aulas
Resumo- A Escola Estadual Prof.ª Nair Palácio de Souza, em Nova Andradina desenvolveu o projeto Figuras Geométricas que tende mostrar aos alunos que a informática não é um bicho de sete cabeças, que depende do professor estimular o aprendizado do aluno através da informática com sites e programas. Foi trabalhado com sites de matemática referente ao conteúdo, para isto utilizaram a STE da escola para estimular o aprendizado de matemática em ângulos após ser dada uma noção teórica.
OBJETIVOS Gerais
Visa estimular o aprendizado do aluno, para que ele possa usar a informática no estudo de ângulos, desenvolvendo assim a sua maneira de pensar mediante os recursos tecnológicos.
Envolver pais mostrando a utilização da STE, recursos disponíveis e interessantes para os
alunos como o site sitio da matemática aprenderem de forma diversificada conteúdos.
*Específicos
Visa que os alunos utilizem a informática no estudo de ângulos, auxiliando nos trabalhos a
serem desenvolvidos em classe.
Materiais e métodos – o trabalho foi realizado a partir de metodologia participativa e constou de várias etapas com o uso da internet, pesquisa, discussão em grupo e trabalhos desenvolvidos no Word e no Power Point
Resultados – a partir da metodologia os alunos discutiram suas concepções informática, pesquisaram sobre o assunto.
Em seguida definiram cada ângulo pesquisado conforme programação da aula. Fizeram ângulos no paint. E montaram as figuras geométricas no site.Site. Sitio da matemática, depois foram elaboradas figuras de
ângulos propostos em aula. Para os alunos desenharem com auxílio do computador. Diverso site de
ângulos propostos em aula. Para os alunos desenharem com auxílio do computador. Diverso site de
Matemática. Fizeram uma revisão de todos os conteúdos dados perguntas e respostas através de
estudo que tinha um objetivo de testar o aprendizado do aluno. Os alunos apresentaram no Power Point sobre todos os ângulos pesquisados na internet, criaram uma pasta para inserir conteúdos trabalhados nas aulas anteriores.por fim realizaram exercícios de fixação em sala de aula. O trabalho articulou a teoria e a prática propiciando ação-reflexão bem como reinventou a prática pedagógica de sala de aula, através do conhecimento construído pelos educandos e educadores, propiciando uma ação transformadora da realidade.
estudo que tinha um objetivo de testar o aprendizado do aluno. Os alunos apresentaram no Power Point sobre todos os ângulos pesquisados na internet, criaram uma pasta para inserir conteúdos trabalhados nas aulas anteriores.por fim realizaram exercícios de fixação em sala de aula. O trabalho articulou a teoria e a prática propiciando ação-reflexão bem como reinventou a prática pedagógica de sala de aula, através do conhecimento construído pelos educandos e educadores, propiciando uma ação transformadora da realidade.
AVALIAÇÃO: Será avaliado se os alunos conseguiram aprender pelo menos as noções básicas de ângulos e se eu como professora consegui suprir essa necessidade do aluno com o auxílio da informática
Aluna: Claudinéia Dias Do Nascimento Moreira
AS TICs UNIDADE I atv.1.6
Conquista D’Oeste, de 2010
Tutor: Odair José Vargas
Cursista: Claudinéia Dias Nascimento MoreiraAtividade 1.6 Assistir o vídeo “O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica” e fazer comentários a respeito, inserindo-os no espaço próprio do Diário de Bordo. Registrar um aspecto que chamou atenção sobre o papel do professor.
A escola só tem a se beneficiar com as novas tecnologias, quando utilizada em função do enriquecimento do processo ensino aprendizagem, de forma adequada, para atender as necessidades respeitando as individualidades de acordo com a realidade do educando. Pois não basta o professor ter habilidades para lidar com as novas tecnologias, é preciso que ele tenha criatividade e sensibilidade para integrá-las ao processo educativo, de forma criativa. Pois sabemos que a tecnologia por si só não tem sentido no contexto educacional. Portanto é necessária uma ação afetiva do professor, no sentido de orientar, interagir e dar funcionalidade a sua utilização, pois muitas vezes é usada de forma inadequada. O que mais me chamou atenção nesse vídeo é que mesmo com toda a tecnologia à disposição, não foram rejeitados à biblioteca, à escrita manuscrita e a presença de um orientador. Nesse sentido é possível perceber que o professor sempre terá seu espaço reservado de acordo com sua qualificação. Tudo se encaixa de maneira perfeita sem detrimento de um ou de outro. Quando integramos todos os recursos seja ele tecnológico ou não, o resultado é o conhecimento.
AS TICs UNIDADE I atividade 1.5
Conquista D’Oeste, 2010
Tutor: Odair José Vargas
Cursistas: Claudinéia Dias Nascimento Moreira
Fichamento:
Foi sugerida na atividade a análise de uma experiência didática na qual o uso de recursos tecnológicos envolva conteúdos curriculares. A atividade escolhida foi: Animando Formas e Sólidos Geométricos, desenvolvida na pratica pedagógica da professora BEATRIZ ANSARAH RIZEK, no ensino fundamental inicial, utilizando as disciplinas de língua portuguesa e matemática. O trabalho objetivava levar o aluno a ler e interpretar distintas representações geométricas, observando as figuras geométricas planas, tridimensionais - Nomenclatura das figuras e sólidos geométricos - Noções de tamanho, medidas, simetria, semelhanças, diferenças e quantidade. - Análise e síntese (fazer e desfazer) - Pensamento abstrato (elaboração de hipóteses para compor figuras) - Sequência lógica – apresentação e compreensão das características e relações das formas conhecidas, por meio da comunicação verbal ou escritas com produção de textos. A professora iniciou seu trabalho buscando os conceitos que os alunos trazem do mundo vivenciado, levando-o a observar e relatar as observações a sua volta construindo e reconstruindo conceitos a partir do conhecimento prévio do educando. Depois a professora leu com os alunos o conto "O Dicionário de Formas", de Ângela Lago, que se encontra disponível no site da revista Nova Escola. Em seguida a professora discutiu com os alunos quais são as formas que o texto destacava e quais eram as que eles já conheciam, no segundo momento, apresentou o vídeo "Diálogos Geométricos" produzido pela SEED, disponível no You tube, e debateu com o grupo em que outros espaços da escola é possível identificar as formas e sólidos geométricos. Logo após, dividiu os alunos em grupos e pediu que cada grupo ilustrasse uma parte da história utilizando blocos lógicos, massinhas e outros materiais e apresentassem para a classe. Discutiu com os alunos as formas utilizadas para representar a história de modo que percebam ordens de altura, largura, comprimento, espessura e a diferença entre formas geométricas. No laboratório de informática a educadora explorou vídeos com animações e obras de artes disponíveis na Internet que mostram figuras geométricas planas e tridimensionais, como os sugeridos aqui: Arte Geométrica: Um quadrado nem tão quadrado assim e a Arte e Geometria. Depois ela propôs aos alunos que elaborassem um roteiro criativo para produção de animações inventivas utilizando objetos geométricos tridimensionais. Para realização desta atividade, a primeira etapa foi à construção de objetos diversos que poderiam ser utilizados na animação, para isso, ela dividiu os grupos e determinou quais objetos cada um construiria. Orientou os alunos com dicas sobre como produzir pesquisar na Internet e lido as características do objeto escolhido, analisou se havia algum material que poderia ser adaptado e outros recursos que poderiam ser utilizados. Neste link havia algumas ideias sobre como discutir e orientar a produção dos sólidos geométricos com os alunos: Após realizar as produções, discutiu com os alunos quais as características de cada produção: qual o tamanho, como medir, quantos lados, qual é a forma, o nome do objeto, como pode ser classificado, onde podemos encontrar formas semelhantes, como foi construído, em grupos elaboraram um roteiro criativo para produção da animação, utilizando os objetos criados. Em seguida, produziram a animação utilizando um programa específico como Windows Movie Maker (disponível no Windows XP) ou Scratch. A professora assumiu a postura de facilitadora e orientadora, planejando antecipadamente a aula antes de levar seus alunos a esse ambiente, verificando no grupo se alguém conhecia e sabia como utilizar estes programas, discutindo de que forma poderiam utilizá-los. Para aqueles que ainda não conhecia, pesquisou na Web tutoriais com orientações, e em cada grupo uma pessoa ficou encarregada de, estudar e orientar os outros participantes. Após baixar Scratch, ela explicou como utilizá-lo, em seguida publicou os vídeos produzidos no You tube, em um blog em outras ferramentas que permitissem o envio de comentários, depois divulgou o site em que os vídeos estavam publicados e incentivou que as pessoas comentassem.as atividades realizadas para melhor perceber se os alunos identificaram as aprendizagens. A atividade foi muito interessante, pois levou os alunos a refletirem sobre o mundo que o cerca e utilizou recursos tecnológicos. A metodologia utilizada foi muito interessante assim como os programas educacionais. Essa foi uma boa sugestão de aula para ser aplicada com meus alunos. Essas experiências são de grande import Finalizando a atividade no laboratório cada aluno escolheu uma produção de outro grupo, comentando a experiência, o que foi possível aprender e suas impressões a respeito da produção a ser comentada. Avaliação foi feita durante todo o processo e na interação com os alunos a professora observou se os objetivos foram sido atingidos: se os alunos compreenderam os conceitos abordados, se estavam envolvido com as atividades, se demonstram conhecimentos a respeito do tema ao realizar as construções propostas. Após a publicação no blog, a professora avaliou por meio das discussões realizadas, o quanto os alunos conseguiram avançar a respeito do tema. A professora sugere também uma roda de conversa para avaliação eco-avaliação ância para a aprendizagem escolar, pois despertam o interesse de muitos alunos que estão desestimulados em sala de aula.
AS TICs UNIDADE I ,Atividade 1.4 (Tecnologias existentes na escola)
Conquista D’Oeste, 2010
Tutor: Odair José Vargas
Cursistas: Claudinéia Dias Nascimento Moreira
Observar na escola as tecnologias existentes e os modos com são utilizados e postar na Biblioteca.
Existem hoje um acesso ilimitado aos recursos tecnológicos, com novas informações, sendo possível conhecer a diversidade cultural, o que torna a aprendizagem muito mais significativa através desses recursos. Esta facilidade de acesso chega a obrigar os educadores a filtrarem o que esta disponível e ser capaz de utilizarem deste em seu cotidiano pedagógico. Com todas estas informações faz-se necessário do educador, um aprimoramento continuo buscar estar sempre atualizado a esses conhecimentos tecnológicos estando não à frente, mas próximos a ele para saber utilizá-lo de forma eficaz na educação. A escola precisa adequar-se a essas tecnologias. Na escola em que trabalho os recursos tecnológicos disponíveis são, computador, livro didático, pincel para quadro, televisor, DVD, som, caixa de som, microfone, internet, coleção de DVDs da TV escola, máquina fotográfica, data show, e também alguns materiais didáticos que podem ser utilizados como recursos tecnológicos. Mas nem todos são utilizados devidamente, é preciso uma conscientização em relação a esse uso. Alguns educadores ainda têm certa dificuldade de utilizar os recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas devido à quantidade, no entanto procura trabalhar adequando as suas necessidades.
Existem hoje um acesso ilimitado aos recursos tecnológicos, com novas informações, sendo possível conhecer a diversidade cultural, o que torna a aprendizagem muito mais significativa através desses recursos. Esta facilidade de acesso chega a obrigar os educadores a filtrarem o que esta disponível e ser capaz de utilizarem deste em seu cotidiano pedagógico. Com todas estas informações faz-se necessário do educador, um aprimoramento continuo buscar estar sempre atualizado a esses conhecimentos tecnológicos estando não à frente, mas próximos a ele para saber utilizá-lo de forma eficaz na educação. A escola precisa adequar-se a essas tecnologias. Na escola em que trabalho os recursos tecnológicos disponíveis são, computador, livro didático, pincel para quadro, televisor, DVD, som, caixa de som, microfone, internet, coleção de DVDs da TV escola, máquina fotográfica, data show, e também alguns materiais didáticos que podem ser utilizados como recursos tecnológicos. Mas nem todos são utilizados devidamente, é preciso uma conscientização em relação a esse uso. Alguns educadores ainda têm certa dificuldade de utilizar os recursos tecnológicos em suas práticas pedagógicas devido à quantidade, no entanto procura trabalhar adequando as suas necessidades.
AS TICs UNIDADE I atv.1.3
Educação e Tecnologia
Atividade 1.3
Segundo Laislau Dowbor há uma necessidade de conhecimentos em todas as áreas, e para que os alunos alcancem tal conhecimento é importante não só mudar a postura do professor, mas sim repensar o currículo escolar. Será que a escola possui uma postura articuladora do processo de conhecimento, ou simplesmente reproduz a cada ano o mesmo sistema de ensino. Fica sempre essa dúvida em relação à educação. Atualmente o volume de informações cresce a cada dia, e o grande problema para o professor é selecionar as informações necessárias para o educando. Para esse processo dar certo é preciso centralizar a metodologia em um objetivo. Pois, as tecnologias estão presentes no nosso cotidiano, e nós enquanto educadores devemos se adequar a essa nova realidade. A partir de um reequilíbrio educacional, possibilitar a mesma chance para todos. Dessa forma, os alunos têm mais facilidade para aprender os conteúdos necessários à sua formação pessoal e profissional.
AS TICs UNIDADE I atv.1.2
Conquista D’Oeste,outubro de 2010
Tutor: Odair José Vargas
Cursistas: Claudinéia Dias Nascimento Moreira
Atividade 1.2
Ao analisar o texto “Aprendizagem continuada ao longo da vida” percebi que a aprendizagem é algo sucessivo, que ocorre por toda vida. Entretanto, a escola tem o papel principal para levar inicialmente essa aprendizagem aos educandos. Porém, o fato é que essa instituição, que mais pode contribuir para se beneficiar da aprendizagem continuada ao longo da vida, é a que menos se mobiliza para que isso aconteça. Já o texto “As sereias do ensino eletrônico” trata das mudanças que as novas tecnologias trazem para a educação. Pois, as tecnologias, chegaram e fascinaram a todos, no entanto será que vão surtir efeito? Não basta introduzir as tecnologias, é fundamental pensar como elas são disponibilizadas para o educador e o educando. Cabe ressaltar que as instituições educativas, devem preocupar-se com a formação de cidadãos críticos, reflexivos e responsáveis pelo seu próprio aprendizado. Assim, adequá-los aos novos ambientes de estudo e, criar mecanismos didático-pedagógicos que favoreçam o uso de novas tecnologias, de forma dinâmica e contínua.
AS TICs UNIDADE I
Conquista D’Oeste, de 2010
Tutor: Odair José Vargas
Cursista: Claudinéia Dias Nascimento Moreira
Atividade 1.1
Para Nóvoa a escola atualmente é mais complexa do que foi no passado, hoje além dos professores terem que lidar com os saberes tem também que se adaptarem as novas tecnologias. A sociedade não sabe realmente o que quer da escola. Para o professor lidar com todos esses desafios ele precisa esta sempre estudando e buscando novos conhecimentos, sua formação deve ser contínua. Pois ele é um organizador de aprendizagens, e estamos passando por um período onde o acesso às informações está cada vez mais fácil e mais vasto, Mas todo este apoio deve prever a atuação do aluno como autor do seu próprio processo de aprendizagem, deve promover a autonomia, reflexão, crítica. Ser criativo para pensar, planejar e propor atividade que envolva os alunos, que os instigue para a pesquisa e aprofundamento, diante das tecnologias, pois a informação só torna-se conhecimento quando ganha um sentido para o indivíduo.
Portanto, cuidar da aprendizagem e se preocupar com a gestão do conhecimento dos educando passa a ser papel do professor.
Diante do uso crescente de recursos tecnológicos no dia-a-dia dos alunos, cabe a nos professores também se apropriar deles e ser criativo no seu uso para promover um ensino de qualidade propondo novos rumos, de forma a contribuir no desenvolvimento de cidadãos críticos, autônomos, criativos, que solucionem problemas em contextos imprevistos, que questionem e transformem sua própria sociedade.
Portanto, cuidar da aprendizagem e se preocupar com a gestão do conhecimento dos educando passa a ser papel do professor.
Diante do uso crescente de recursos tecnológicos no dia-a-dia dos alunos, cabe a nos professores também se apropriar deles e ser criativo no seu uso para promover um ensino de qualidade propondo novos rumos, de forma a contribuir no desenvolvimento de cidadãos críticos, autônomos, criativos, que solucionem problemas em contextos imprevistos, que questionem e transformem sua própria sociedade.
Cabe ao professor o desafio de fazer com que o aluno perceba a importância de estar aberto e preparado para adquirir este novo conhecimento. Dessa forma pode-se vir a construir no aluno este espírito de busca, de entender que a informação e o conhecimento são flexíveis e precisamos estar atentos para discernir entre a verdade e criticar a informação a fim de construir uma aprendizagem significativa.
Mas somos nos professores que sentimos mais esta necessidade de estar atualizado, pois a informação e o conhecimento são as ferramentas indispensáveis para o trabalho e são estes que abrem caminhos na sala de aula.
.
Assinar:
Postagens (Atom)